Credenciamento de Docentes
O credenciamento de docentes no PPGQ-UFF é realizado anualmente, levando em consideração a produção científica dos pesquisadores, que é avaliada segundo as normas estabelecidas pelo Colegiado do Programa. Neste caso, a produção científica docente nos 3 anos anteriores à solicitação de credenciamento é contabilizada na forma do índice de produtividade (IP), cujo cálculo se encontra descrito abaixo e cujo valor deve ser igual ou superior a 60. No caso de pesquisadoras que tiveram filho(s) no período de avaliação, será considerada a produção científica nos 4 anos anteriores à solicitação de credenciamento.
A documentação exigida para o credenciamento docente é:
- Carta de solicitação de credenciamento, indicando claramente a categoria (colaborador ou permanente) em que o docente está solicitando credenciamento.
- Carta dirigida ao Colegiado do Programa explicitando como o docente poderá contribuir para o desenvolvimento do PPGQ-UFF, através da menção de disciplinas que poderá oferecer e de linhas de pesquisa que poderá desenvolver e/ou participar.
- Projeto de pesquisa, que deve ser redigido de modo a demonstrar a sua viabilidade de execução nas condições de infraestrutura disponíveis para o docente.
- Currículo Lattes atualizado.
- Formulário de credenciamento preenchido. Neste formulário deve estar listada toda a produção científica do docente nos 3 anos anteriores ao da solicitação de credenciamento, com o cálculo do referido IP.
- Planilha de Cálculo do IP preenchida.
Destaca-se que todo o corpo docente do PPGQ-UFF passa pelo processo de recredenciamento anual (em fevereiro), que leva em consideração a produtividade científica nos 3 anos anteriores da mesma forma que para o credenciamento (IP igual ou superior a 60). No caso de pesquisadoras que tiveram filho(s) no período de avaliação, será considerada a produção científica nos 4 anos anteriores à solicitação de credenciamento.