Laboratório de Espectroanalítica Aplicada (LESPA/UFF)

O Laboratório de Espectroanalítica Aplicada (LESPA/UFF) foi criado em 2003 inicialmente com o intuito de desenvolver novas metodologias analíticas para a determinação de analitos orgânicos e inorgânicos empregando técnicas espectrométricas atômicas (FAAS e ETAAS) e moleculares (Espectrofotometria UV/visível, Espectrometria no Infravermelho Próximo (NIR) e Médio (MIR) e outras baseadas na emissão de radiação por moléculas). Ao longo dos últimos anos, novas linhas de pesquisa foram abertas no grupo. A característica principal do trabalho do LESPA é a grande aplicabilidade das tecnologias desenvolvidas, que visam a solução de problemas reais de interesse do setor produtivo e da sociedade, em geral. Atualmente, o LESPA/UFF da Universidade Federal Fluminense ocupa uma área de cerca de 60 m2 em um prédio anexo ao antigo Instituto Física da UFF. O LESPA possui uma área dedicada à manipulação de reagentes e solventes, que também é adequada para a síntese de novos materiais, uma área reservada para os equipamentos de médio/grande porte e uma área para instrumentação leve. Recentemente, o LESPA ampliou o seu espaço com uma sala (9 m2) para abrigar o Microscópio Eletrônico de Varredura, recém adquirido em um projeto junto à Petrobras. O LESPA possui ampla gama de instrumentos dedicados às mais variadas técnicas espectroanalíticas atômicas e moleculares, e também a técnicas cromatográficas. Nos últimos anos, o LESPA vem sendo contemplado com diversos projetos de pesquisa, através de agências de fomento e da própria Petrobras, que possibilitaram a aquisição de diversos instrumentos analíticos. Ainda, o nosso grupo de pesquisa tem acesso a equipamentos multiusuários, vinculados à rede de laboratórios multiusuários do PPGQ-UFF, adquiridos através de projetos de infraestrutura e mantidos pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFF.

ÁREA DE INTERESSE: Química Analítica

CONTATO

Coordenador: Prof. Ricardo J. Cassella
Email: rcassella@id.uff.br
Tel. (21) 98779-0723 (Whatsapp)

EQUIPE

- Luiza Gomes dos Santos. Determinação de metais no pescado comercializado na cidade de Niterói/RJ por MIP OES. Mestrado, PPGQ-UFF.
- Felipe Pereira de Moura. Geração fotoquímica de vapor como uma alternativa para introdução de amostras em MIP OES. Doutorado, PPGQ-UFF.
- Ioanna Dutra Focas. Síntese e caracterização de microesferas de poliuretano para utilização em separações químicas. Doutorado, PPGQ-UFF.
- Pamela Spamer Moulin Rocha. Desenvolvimento de nanomateriais funcionalizados para aplicação em extração em fase sólida. Doutorado, PPGQ-UFF.
- Elisa Moscoso Dutra Marques. Uso de membranas semipermeáveis para separação e determinação de metabólitos em fluidos biológicos. Doutorado, PPGQ-UFF.
- Carla de Aguiar Soares. Emprego de espumas de poliuretano para remoção de corantes em meio aquoso. Doutorado, PPGQ-UFF.
- Ízylla Oliveira de Lucena. Síntese e aplicação de óxido de grafeno funcionalizado para separações químicas. Doutorado, PPGQ-UFF.
- Andressa Barcelos Pereira da Silva. Determinação de impurezas metálicas em medicamentos empregando MIP-OES. Doutorado, PPGQ-UFF.
- Glaucia Gisele Magalhães Machado. Determinação de elementos terras raras em diferentes matrizes empregando a técnica de MIP-OES. Doutorado, PPGQ-UFF.
- Grasielli Correa de Oliveira. Desenvolvimento de sensores eletroquímicos preparados com polímeros termoplásticos e materiais a base de carbono para aplicações eletroanalíticas. Pós-Doutorado/Faperj
- André Souza Araújo. Síntese, caracterização e aplicação de nanomateriais em recuperação avançada de petróleo. Pós-Doutorado/Petrobras

PROJETOS

- Utilização de dispositivos de membranas semipermeáveis como amostradores passivos para estimativa da concentração de HPAs e BTEX em águas de produção (Projetos Temáticos/Faperj)

- Extração líquido-líquido mediada por membranas semi-permeáveis: uma nova alternativa para a determinação de metais em amostras supersalinas (águas de produção) por técnicas espectrométricas (Cientista do Nosso Estado/ Faperj)

- Desenvolvimento de uma nova técnica de extração para a determinação de metais em gasolina comercial e óleo diesel: extração induzida por quebra de microemulsão (Edital Universal/CNPq)

- Síntese, caracterização e aplicação de nanomateriais em recuperação avançada de petróleo (Petrobras)

EQUIPAMENTOS

- Espectrômetro de absorção atômica com forno de grafite, Varian, modelo AA240Z
- Espectrômetro de absorção atômica com chama, Varian, modelo AA240FS
- Espectrômetro de Emissão Ótica em Plasma Induzido por Microondas, Agilent, modelo 4210 MP-AES
- Espectrofotômetro de Absorção Molecular UV-Visível, Agilent, modelo Cary 60
- Espectrômetro de Absroção no Infravermelho com Transformada de Fourier, Agilent, modelo Cary 630 FTIR
- Espectrofluorímetro, Agilent, modelo Cary Eclipse
- Sistema de Cromatografia a Líquido com Detector de Arranjo de Diodos, Dionex, modelo Ultimate 3000
- Sistema de Cromatografia a Líquido com Detector de Fluorescência, Dionex, modelo Ultimate 3000
- Sistema de Cromatografia de Íons, Dionex, modelo ICS2100
- Microscópio Eletrônico de Varredura com Sistema EDS, Hitachi, modelo FlexSEM 1000II

FOTOS

VOLTAR